Com a urgência pela descarbonização no mundo, os impactos ambientais na geração de energia passaram a ser uma questão amplamente discutida. No meio das buscas por fontes alternativas, a energia de biomassa se destacou.
Assim, é fundamental conhecer a fundo como a geração de energia através de dela funciona, não apenas pela sua característica renovável, mas por ser um dos caminhos para um futuro energético mais sustentável no Brasil.
Nas próximas linhas, explicamos como funciona a energia gerada através da biomassa, suas vantagens e outras aplicações eficientes desse tipo de fonte alternativa.
O que é biomassa?
A biomassa é basicamente a matéria orgânica utilizada para a produção de energia. Ao contrário dos combustíveis fósseis, ela é obtida a partir de derivados de organismos mais recentes, ou seja, que estão há pouco tempo na natureza.
Esses derivados podem ser tanto de origem animal quanto vegetal, como, por exemplo, restos de alimentos, cascas de frutas, madeira, restos de cana-de-açúcar, gordura animal, entre outros.
É possível dividir a energia de biomassa em três categorias principais:
Florestal
Esse é um tipo de biomassa que vem da matéria orgânica decomposta de florestas. É comum que a vegetação seja plantada com a intenção de se transformar em biomassa ou seja reaproveitada após uma série de desmatamentos. Por isso, lenha e outros resíduos das florestas são os materiais mais utilizados.
Agrícola
Geralmente, as plantações de alimentos geram muitos resíduos que não vão ser utilizados pelo agronegócio. Os restos de plantações de arroz, cana-de-açúcar e soja são alguns dos exemplos de materiais agrícolas que são transformados em biomassa.
Resíduos urbanos e industriais
O lixo urbano e industrial também pode ser reaproveitado e virar energia de biomassa. Ao entender como funciona a energia de biomassa, também ressignificamos a relevância desses materiais para a economia.
A agropecuária é uma das indústrias que, sozinha, mais fornece matéria orgânica para a produção de biomassa. Entre os resíduos mais utilizados para geração de energia biomassa de todas as categorias, estão:
- Esgoto e lixo industrial;
- Lenha;
- Cana-de-açúcar;
- Restos de arroz;
- Galhos e folhas.
Processos de geração de energia através da biomassa
A principal forma de produção de energia a partir da biomassa é realizada através da conversão termoquímica. Nela, a matéria-prima passa por uma combustão direta para a produção de energia.
Existem quatro processos principais que podem transformá-la em energia:
Pirólise
A pirólise é um processo de decomposição acelerada da biomassa, submetendo-a a temperaturas elevadas sem a presença de oxigênio. A partir disso, é obtida uma mistura de gases e líquidos, que podem ser utilizados como combustíveis, por exemplo.
É através da pirólise também que se obtém o carvão vegetal. Isso porque esse processo é utilizado para carbonização de biomassa obtida a partir de resíduos vegetais como a madeira.
Gaseificação
O método é muito parecido com o a pirólise. Aqui, a biomassa também é exposta a altas temperaturas sob a ausência de oxigênio. A partir desse processo, é formado um gás com características inflamáveis.
Combustão
Este processo é o utilizado para geração em usinas termoelétricas. Ao contrário do processo de pirólise e o de gaseificação, no processo de combustão a biomassa é exposta a altas temperaturas com a presença de oxigênio.
Isso gera um vapor a alta pressão, que é utilizado para mover turbinas diretamente ou aquecer caldeiras com água para evaporá-la. Em ambos os processos, o vapor gerado gira uma turbina conectada a um gerador e, assim, a eletricidade é criada.
Co-combustão
Para reduzir a emissão de poluentes, parte do carvão mineral utilizado na combustão é substituído por biomassa. Esse processo é mais sustentável e econômico, já que aumenta a utilidade da biomassa.
Produtos derivados da biomassa
Ao entender como funciona a energia biomassa, você já deve ter percebido que os resíduos orgânicos possuem alta capacidade de adaptação e potencial econômico. Por isso, além da produção de energia elétrica, essa fonte também fornece produtos importantes para outras fontes de energia, por exemplo:
- Biodiesel;
- Biogás;
- Bio-óleo;
- BTL, a Biomass to Liquids, que se transforma em lubrificantes e combustíveis;
- Carvão vegetal;
- Combustíveis, como o etanol;
- Óleos vegetais.
A mandioca é capaz de gerar o BTL, que se transforma em combustíveis para motores, enquanto o biogás pode ser produzido a partir do lixo urbano e industrial, por exemplo. As matérias-primas são bastante amplas.
Vantagens e desvantagens da biomassa
Vantagens
Uma das principais vantagens da energia biomassa é ser uma fonte de energia renovável mais sustentável que a oriunda de combustíveis fósseis. Por sua combustão fazer parte do ciclo do carbono, ela reduz a emissão de gases poluentes.
Além desse benefício para o planeta, a produção de energia proveniente da dessa fonte sustentável também oferece vantagens como o custo reduzido, alto aproveitamento dos resíduos e fácil acesso à matéria orgânica que pode ser utilizada.
Desvantagens
Por outro lado, mesmo sendo menos poluente que os combustíveis fósseis, a biomassa ainda não é totalmente sustentável. Isso porque a extração de resíduos orgânicos da natureza gera um impacto ambiental que pode prejudicar o meio ambiente a longo prazo.
Além disso, produtos formados a partir dela, como os biocombustíveis, acabam liberando outros tipos de gases poluentes na atmosfera, que podem influenciar inclusive na formação de chuva ácida em regiões, por exemplo.
Geração de energia a partir de biomassa no Brasil
Entendercomo funciona a energia biomassa é fundamental quando analisada sua importância para a matriz elétrica brasileira: ela representa mais de 8% de participação em toda eletricidade produzida no país.
O tipo de biomassa mais utilizado no Brasil é o bagaço da cana-de-açúcar, mas também existem outros tipos de fontes vegetais. São eles:
- Buriti
- Azeite de dendê
- Babaçu
- Andiroba
Hoje, a geração de energia gerada a partir dessa fonte renovável é uma parte importante da produção de usinas termelétricas do país. São elas que complementam o abastecimento quando as hidrelétricas, principal fonte do Brasil, passam por períodos de estiagem.
Foi assim durante a crise hídrica de 2021, quando termoelétricas como a UTE William Arjona, do Grupo Delta Energia, tiveram um papel importante na restauração da segurança energética e de suprimento nacional juntamente com outras termelétricas.
Se você gostou desse conteúdo, continue lendo sobre fontes alternativas de energia para o futuro no Blog Delta Energia!