O mercado de energia solar no Brasil vem ganhando cada vez mais destaque e se expandindo rapidamente nos últimos anos. E nesse cenário de crescimento, o Grupo Delta Energia está se tornando cada vez mais relevante. Com uma estratégia bem definida, a empresa tem o objetivo de fornecer energia solar para mais de 60 mil consumidores até junho de 2024.
Essa expansão do Grupo Delta Energia é uma resposta direta ao aumento da demanda por energia limpa e sustentável no país. De acordo com estudos recentes, a geração solar no Brasil tem apresentado um crescimento exponencial, com um aumento de aproximadamente 50% na capacidade instalada de energia fotovoltaica em 2020.
Além disso, estima-se que o país tem um potencial solar de cerca de 93 milhões de megawatts-hora por ano, o que demonstra o imenso espaço para crescimento desse setor. Neste texto, você vai entender melhor o plano da companhia para o modelo e como ela consegue oferecer vantagens ao consumidor a partir disso.
O que é o Grupo Delta Energia?
O Grupo Delta Energia, empresa 100% nacional, iniciou suas atividades no segmento de comercialização de energia elétrica em 2001, e consolidou-se como uma das principais organizações do setor, sendo responsável por transacionar cerca de 5 mil MW médios por mês, o que corresponde a 8% do consumo de energia brasileiro.
Com uma carteira de clientes que inclui algumas das maiores indústrias do Brasil, a companhia diversificou seu portfólio de negócios nesses mais de 20 anos de atuação, investindo em empresas que agregam sinergias a suas operações.
Além de atuar na comercialização de energia elétrica, hoje o grupo está presente no mercado de biocombustíveis, tancagem de etanol, geração de energia, tecnologia e na gestão e estruturação de fundos de investimentos em comercialização de energia no Brasil.
Geração solar do Grupo Delta Energia
A companhia entrou no mercado de geração solar em 2022 e está ampliando sua atuação no Brasil. O plano de investimentos prevê a construção de fazendas solares com 110 megawatts-pico (MWp) de potência instalada, que devem entrar em operação até junho de 2024. As usinas fotovoltaicas atuarão em 9 estados do Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-oeste, além do Distrito Federal.
Essa abrangência possibilitará que o grupo atenda uma grande quantidade de unidades consumidoras em todo o país, contribuindo para reduzir a dependência de fontes não renováveis e promover a transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável.
A expansão do Grupo Delta Energia é também um marco importante para a indústria de solar no Brasil, reforçando o compromisso do país em alcançar a meta de ter 45% de sua matriz energética proveniente de fontes renováveis até 2030. Além disso, a iniciativa trará benefícios econômicos e ambientais, estimulando o crescimento econômico, a geração de empregos e a redução das emissões de CO2.
Fornecedora digital do Grupo Delta Energia
O fornecimento da energia gerada nas fazendas solares é feito pela LUZ, empresa do Grupo Delta Energia e única fornecedora totalmente digital do país, para atender os consumidores de baixa tensão, como residências e empresas. A eletricidade será entregue por meio de geração distribuída (GD) compartilhada de distribuidoras que atuam nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro (Sudeste) Paraná, Rio Grande do Sul (Sul); Pernambuco, Bahia, Ceará (Nordeste); Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal (Centro-Oeste).
A LUZ foi lançada em outubro de 2022 e oferece aos clientes recursos tecnológicos de última geração. Através da instalação de medidores inteligentes em residências, o cliente consegue realizar a gestão do consumo de energia em tempo real. O processo é feito por um aplicativo, que possibilita o controle e a visibilidade da conta dos clientes.
O aplicativo conta ainda com um sistema de dicas personalizadas para ajudar o cliente na gestão de seus gastos. As operações da empresa estão em expansão. Em 2023, a LUZ passou a atender também consumidores no mercado livre de energia, sendo a representante do Grupo Delta Energia do setor no varejo, contemplando unidades consumidoras com demandas abaixo de 500 KW.
Essa modalidade também dispõe de um medidor inteligente e uma plataforma de gestão para empresas, que permite que clientes varejistas acompanhem todos os detalhes do contrato, como prazo, preço e valor economizado, por exemplo. Além da interface intuitiva e de fácil manuseio, o software também está disponível na versão mobile.
Abertura do mercado livre de energia
A partir de 1 de janeiro de 2024, o mercado livre de energia será aberto para consumidores do varejo, com demandas menores que 500 KW e conectados em média e alta tensão. O Grupo Delta Energia tem se preparado para essa abertura há tempos, com investimentos em várias frentes.
A companhia adquiriu uma empresa tecnologia, cujo lançamento da nova marca, a Wisebyte, ocorreu em julho de 2023. A empresa oferece serviços agregados em software e hardware em grande escala para os segmentos de energia e telecomunicações. Ela é também responsável pelo desenvolvimento das tecnologias utilizadas pela LUZ.
Saiba mais sobre o Grupo Delta Energia clicando aqui.